Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Municipios

Publicada em 11/02/25 às 00:11h - 26 visualizações
Feira de Santana firma contrato para construção de 600 unidades do ‘Minha Casa, Minha Vida’
https://www.radiombfm.com.br/politica/feira-de-santana-firma-contrato-para-construcao-de-600-unidades-do-minha-casa-minha-vida/

muitainformacao

divulgação  (Foto: PMFS)

Feira de Santana firma contrato para construção de 600 unidades do ‘Minha Casa, Minha Vida’

Empreendimentos serão erguidos no bairro Santa Mônica II e terão um prazo de construção de um ano e meio

prefeitura de Feira de Santana firmou, nesta segunda-feira (10), um contrato para a construção de 600 unidades do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O contrato foi assinado pelo prefeito José Ronaldo (União Brasil) e pela construtora L. Marquezo, em cerimônia realizada no Paço Municipal Maria Quitéria. O ato contou com a presença do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Valdivan Conceição Nascimento.

Os empreendimentos serão erguidos no bairro Santa Mônica II, atrás do restaurante Los Pampas, e terão um prazo de construção de um ano e meio. O projeto é voltado a famílias de baixa renda cadastradas no CAD Único e que atendam aos critérios do programa, como mulheres chefes de família, pessoas com filhos menores, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas com deficiência.

A Secretaria de Habitação iniciará, no próximo mês, o cadastro dos interessados. A iniciativa faz parte da política municipal de habitação popular, que busca ampliar o acesso à moradia para a população de baixa renda na cidade.

Assinatura de TAC antecipa precatórios do Fundef

Também nesta segunda-feira (10), a prefeitura e o Ministério Público Estadual assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para antecipar o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

O ato ocorreu na sede do MP-BA, com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, do vice-prefeito e secretário de Educação Pablo Roberto, do promotor Audo Rodrigues e do procurador geral do Município, Antônio Augusto Graça Leal.

O acordo visa antecipar o pagamento dos precatórios, originalmente previstos para 2026, por meio de um deságio junto a uma instituição financeira. Os recursos beneficiarão professores que atuaram entre 1997 e 2006 e também serão utilizados pelo município.

O prefeito José Ronaldo informou que a próxima etapa será a abertura do chamamento público para instituições financeiras interessadas na aquisição dos precatórios.

“Agora estamos convidando os professores beneficiados para comparecerem à Secretaria de Educação na próxima quinta-feira (13), onde vamos assinar o chamamento público para bancos ou empresas que desejam adquirir os precatórios de Feira de Santana. Esse é um processo judicial importante e o apoio do Ministério Público é fundamental para viabilizar a liberação desses recursos para os professores e para o município”, afirmou.

O secretário de Educação, Pablo Roberto, ressaltou que a medida atende a uma reivindicação histórica da categoria. “A assinatura desse TAC traz a oportunidade de resolver um problema que vem sendo discutido há anos e finalmente permitirá que os professores possam usufruir do recurso ao qual têm direito”, pontuou.

Aplicabilidade dos recursos

O promotor Audo Rodrigues destacou que a questão dos precatórios do Fundef ganhou projeção nacional, resultando na criação de uma lei que garantiu aos professores o direito a 60% dos recursos.

“Esse termo garante a aplicação da decisão judicial, que possibilitará o pagamento dos 60% dos precatórios aos professores, além de assegurar um cronograma de pagamento mais ágil, para que todos os professores ou seus herdeiros recebam os valores devidos”, explicou.

O TAC também define um prazo de 90 dias para que a prefeitura apresente um plano de pagamento detalhado. A expectativa é que, após a formalização do termo, o processo seja acelerado, permitindo a liberação dos recursos já bloqueados pela Justiça Federal.

A destinação dos 40% restantes dos recursos será voltada para melhorias na educação municipal, com investimentos na infraestrutura escolar e projetos de qualificação para professores. O objetivo é garantir que os valores recuperados contribuam para o fortalecimento da rede de ensino na cidade.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • IGOR PEDRO DA SILVA DE JESUS
    Cidade: Salvador
    Música: Ponto final carol forrozeira
  • jOSEANE SANTOS
    Cidade: ITABUNA
    Música: PONTO FINAL - CAROL FORROZEIRA
  • Mário Santos
    Cidade: Salvador
    Música: PONTO FINAL DE Carol Forrozeira
  • Gilberto Oliveira
    Cidade: Salvador
    Música: JESUS CRISTO
  • Luciano Ribeiro de Lacerda
    Cidade: Paudalho
    Música: Amor Centimentos Que Não Tem igual
  • Adalto de barros Santana
    Cidade: Itaparica
    Música: Dona de roupa nova
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 473506 Usuários Online: 32


71 99725-2410


Hora Certa

Vitrine de Produtos







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Rádio MB FM - Todos os direitos reservados